Os Girassóis Cegos (Maio 3) – Alberto Méndez

Pois é, voltei! Meu primeiro dia de umas férias forçadas. E nada como colocar as resenhas em dia.
Esse livro foi um empréstimo da Michelle, que leu também para o desafio e fez uma fabulosa resenha que me encantou. A conclusão é que eu tinha que ler esse livro por dois simples motivos:
1) Não conheço muitos autores espanhóis;
2) O tema é a guerra civil espanhola.
O fato de ser um tema tão diferente do meu habitual tipo de leitura foi o que mais me motivou. Estou acostumada com eventos históricos medievais, da segunda guerra mundial, mas não sobre a guerra civil espanhola.
Lógico que antes de começar a leitura tive que recorrer aos livros didáticos para estudar história. Meus conhecimentos sobre tais eventos se limitavam a pequenas lembranças embasadas da época do colégio. Depois desse memorex, me concentrei na leitura.
O livro é composto por quatro contos sobre personagens diferentes , mas que aos poucos demonstram uma ligação. E esse entrelace são os horrores da guerra. A impossibilidade de continuar ou morrer, e principalmente a falta de esperança.
Recomendo o livro, por ser uma visão diferente de tudo o que eu sabia. Uma obra que me marcou, por me apresentar um fato que eu tentei esquecer.

Para ler a resenha do Resumo da Ópera, clique aqui.

Sobre Karla Kly

Please visit us, to travel through the world of music! http://xworldmusic.wordpress.com/
Esse post foi publicado em Desafio Literário e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Os Girassóis Cegos (Maio 3) – Alberto Méndez

  1. Michelle disse:

    Oba! Que bom que você voltou com as resenhas e gostou do livro. Essa é uma obra que dificilmente eu teria escolhido para ler. Agradeço ao Desafio Literário, que nos faz sair da zona de conforto e nos surpreende (para o bem ou para o mal) com leituras de gêneros diferentes.
    bjo!

    • Karla Kly disse:

      Mi, com certeza.
      Por mais estranho, eu li tantos livros de guerras nesse mês, mas mesmo assim esse foi o mais forte. Talvez por ser um fato sem a “fantasia”. Em histórias medievais vemos uma visão bem lúdica da época, mas nessa guerra não. E por isso é tão forte.
      Obrigada de novo pelo empréstimo!
      Beijos

  2. Nossa, apeguei-me ao título. A associação entre os Girassóis (que, a meu ver, inspiram alegria e luz) e a cegueira é impactante. Vou ler. Assim como você, tenho pouco conhecimento da temática. Achei bem bacana os seus preparativos para a leitura propriamente dita. Vou seguir o exemplo e pesquisar o panorama histórica antes da leitura.

    • Karla Kly disse:

      Vivi,

      Alguns livros exigem um estudo para começar a leitura. Esse foi um deles. Acho ruim ler e não saber de nada do que se passou…
      Outro livro que fiz um estudo da história foi ara a série ” A Viajante Do Tempo” da Diana Gabaldon.

      Mas leia sim, o livro vale a pena 🙂
      bjs!

Deixe um comentário

