Desafio Literário (Maio 2) – O Anel de Noivado, de Danielle Steel

Esse foi um livro que adorei ler.
O livro fala sobre a segunda guerra mundial, dos nazistas, e principalmente da vida dos alemães não – nazistas. Pois é pessoal, apesar do que muitos pensam, nem todo alemão é ou foi um nazista.
A história se passa em vários momentos diferentes, no início do poder de Hitler, antes do terceiro Reich, no auge de seu poder e por fim na decadência do império. Mas o romance foca-se na vida de Ariana, uma moça, filha de um rico banqueiro que perde tudo nessa guerra. Acostumada a viver em um palacete, a menina é presa pelas tropas nazistas, torturada e praticamente vendida para os integrantes da trupe de Hitler. Mas sua sorte muda quando ela encontra um oficial que se torna sua chance de sobrevivência.
O livro mostra muito bem como após a guerra os judeus foram socorridos, no entanto os alemães, que também foram torturados e perderam tudo na guerra, não mereciam a mesma misericórdia por parte do mundo, que os considerava nazistas, mesmo que não o fossem.
Eu me sensibilizei muito pela história, por causa da minha própria família. Não que tenhamos sofrido os desgastes dessa guerra, mas com certeza estávamos no conflito anterior. Meu avô e minha avó chegaram ao Brasil em 1926,fugindo de uma Europa destruída. E para mim saber que um soldado desertor da Áustria e uma moça russa conseguiram largar tudo para ir viver em um país que não conheciam nem ao menos a língua, é sempre algo emocionante.
Mas voltando ao livro, ele é cativante. A história nos prende, nos faz torcer e verter lágrimas durante muitas páginas. Mas, além disso, nos faz lembrar de um período tão triste da história mundial.

Sobre Karla Kly

Please visit us, to travel through the world of music! http://xworldmusic.wordpress.com/
Esse post foi publicado em Desafio Literário e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Desafio Literário (Maio 2) – O Anel de Noivado, de Danielle Steel

  1. Michelle disse:

    O que verdade: embora nem todo alemão tenha sido nazista, é assim que a gente costuma generalizar. Me lembrou “A menina que roubava livros”. Você já leu? Se não leu, é uma ótima opção para o DL.
    bjo

    • Michelle disse:

      Oooops, eu quis dizer: “O que você disse é verdade”

    • Karla Kly disse:

      Gosto muito desse lado nos romances históricos. Sempre é possível abrir um pensamento e desenvolver uma segunda noção da história.
      Eu não li ainda ” A menina que roubava livros” e sem sabia que se passava na 2ª guerra mundial. Mas pretendo ler em breve 🙂

      beijos!

  2. José Céspedes disse:

    Tengo por casa varios libros de esta autora; nunca les he hecho mucho caso, pero a las mujeres de mi casa les encanta.
    Me ha gustado, de todas formas, el trasfondo histórico de esta novela en concreto, nunca he comprendido con un pueblo tan inteligente como el alemán se dejó hipnotizar de ese modo por los dictados de los nazis y es un hecho muy documentado que una de las resistencias más potentes la tenía Hitler en su propio país.
    Me ha gustado mucho la entrada, amiga brasileña, buscaré el libro.
    Un abrazo bien grande.

    • Karla Kly disse:

      Talvez não sejam os melhores livros do mundo, mas a autora sabe prender a nossa atenção. Em algum ponto senti uma certa semelhança com o Sidney Sheldon… Acho que por fim essas obras são voltadas ao público feminino mesmo.
      Porém é sempre muito bom ler sobre a história, fico encantada com coisas que não vi a não ser nos livros da escola.

      Abraços do outro lado do oceano 🙂

  3. Karla, eu li esse livro há um bom tempo. Lembro-me de que fiquei muito sensibilizada também. Interesso-me muito pela temática. Beijocas!

  4. A propósito curti muito o novo layout.

Deixe um comentário

