Desafio Literário (Abril) – Eu Sou um Gato, de Natsume Soseki

Um livro sobre humanos, narrado por um gato que se transforma no maior humano.

A obra ”  Eu Sou um Gato” de Satsume Soseki pseudônimo de Natsume Kinnosuke, mostra  a sociedade do japão de 100 anos atrás, a abertura para o ocidente e principalmente seus vícios e mentiras, tudo isso do ponto de vista de um felino. O gato sem nome vive na casa de um professor em plena era Meiji e assim infiltrado na classe média japonesa, que com muita ironia e sarcasmo descreve o que vê: Seres inferiores e totalmente dispensáveis para o mundo.

O felino viaja pela vizinhança infiltrando-se nas outras casas e revelando os segredos de cada um deles. Também conhece outros gatos e descreve suas personalidades.

O que faz para mim essa obra notável, é o fato do gato aos poucos ir virando um humano. Suas atitudes e pensamentos fundem-se com as ideias de seu amo e dos outros humanos, para acabar um verdadeiro Homo sapiens sapiens.

Um romance de sátira, que me lembrou um pouco de Machado de Assis, com um final que mostra a transformação completa do gato em homem, e nos mostra que os humanos são muito menos que os gatos.

Gostei bastante, e de agora em diante, vou respeitar muito mais esses bichanos.

Sobre Karla Kly

Please visit us, to travel through the world of music! http://xworldmusic.wordpress.com/
Esse post foi publicado em Desafio Literário e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Desafio Literário (Abril) – Eu Sou um Gato, de Natsume Soseki

  1. Michelle disse:

    Quero muito ler esse livro!
    Tenho certeza que os gatos acham que somos dispensáveis. Só acho que eles jamais iriam querer se transformar nessa raça inferior que somos nós…rs
    bjo

    • Karla Kly disse:

      Então, o Gato faz isso por julgar um experimento sociológico hahahahaha. Ele é tão evoluído que tem pena e desce ao nosso nível. Agora eu fico pensando no meu gato, o Mufasa, e entendo as caras que ele faz pra mim…rs

      Beijos!

  2. Lígia Barros disse:

    Esse livro parece ser ótimo, principalmente por ser sobre um gato, que é um animal fascinante 🙂

    • Karla Kly disse:

      Oi Lígia!

      É verdade, é bem legal mesmo. O que eu achei mais interessante é que o autor prova que humanos são inferiores, mas não pelas palavras do gato e sim pelo próprio comportamento perante o mundo. E o gato é um fofo hahahaha. Obrigada por passar aqui 🙂

  3. Parece-me bem original. Pelo menos, é diferente de tudo o que eu tenho lido. Para além da originalidade, há o argumento inteligente que nos faz querer ler o livro para já . Obrigada pela excelente dica!

Deixe um comentário

