Para a Leitura: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach – Apostolos Doxiadis

Qualquer número par maior do que 2 é a soma de dois números primos.

Esse não é um blog literário, pelo menos não deveria ser. Mas tem dias que nos deparamos com uma leitura brilhante, que é impossível não tornar suas ideias públicas. Isso aconteceu comigo, no momento que terminei o livro “Tio Petros e a Conjectura de Goldbach” do matemático Apostolos Doxialdis.

Não sou matemática, nem física, e apesar de amar a química com todas as minhas forças, dificilmente farei algo na minha vida nessa área. Sempre fui covarde para adentrar nesses conhecimentos, e por isso, a única coisa que me resta é uma curiosidade latente que por vezes alimento com escritos exatos. Uma confissão a fazer é que nunca tive talento para a matemática, e isso sempre foi uma frustração. Talvez meu pensamento não seja nem lógico , nem intuitivo, ou simplesmente eu estou longe de alcançar algum conhecimento absoluto. Sim, eu ainda acredito que a matemática é a linguagem do universo, pois ela está em tudo e em todos, de uma forma panteísta.

Eu sei que alguns consideram essa matéria divina apenas um bocado de contas. Mas a verdadeira matemática não é apenas a arte de calcular trocos, ela adentra em universos muito distantes de qualquer realidade humana.

Alguns grandes pensadores chegaram tão perto dessa luz, do conhecimento absoluto, que queimaram suas asas ,caíram no abismo da loucura. Os que não terminaram suas vidas em manicômios, cometeram suicídio, ou simplesmente se deixaram morrer por algum canto.  O que mais impressiona é que a maioria antes dos 30 anos de idade.

O livro “Tio Petros e a Conjectura de Goldbach” fala desses seres que dedicaram sua vida aos mistérios soluções que nós nunca ouvimos. Pessoas não tão comuns que nutriam algo a mais que uma simples paixão pela matemática. O enredo mostra um matemático Petros Papachristos que desistiu da vida para trabalhar em um problema ,” A Conjectura De Goldbach”, ainda sem solução.

Essa não é uma história de superação, nem de um final feliz. Nessa obra temos o fracasso, o azar e o veneno que o conhecimento pode se tornar. O néctar dos Deuses, transformado no maior sofrimento humano; Saber que nunca poderemos entender e conhecer tudo.

Eu como amante do conhecimento já perdi noites na angústia de saber o quanto estou longe de qualquer solução. Mas talvez essa ignorância não seja de todo ruim, ela é o impulso que nos faz todos os dias procurar as respostas  da misteriosa verdade da vida.

Obs: O livro fala de muita matemática, mas apesar disso, não é de difícil entendimento. O autor exemplifica as teorias, tornando a leitura simples para não-matemáticos.

Obs2: Mesmo assim, fique com o computador do lado para relembrar algumas aulinhas de matemática fundamental.

Obs3: Uma curiosidade é que o autor é um gênio da matemática que com apenas 15 anos já estava na Universidade de Columbia. Ele largou tudo para se dedicar à literatura e ao cinema.

Sobre Karla Kly

Please visit us, to travel through the world of music! http://xworldmusic.wordpress.com/
Esse post foi publicado em Para a Leitura, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Para a Leitura: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach – Apostolos Doxiadis

  1. rodrygotnk disse:

    Nossa Karla, eu realmente admiro a sua dedicação neste misterioso mundo da matemática. Sorte com todas as suas leituras! Eu estou me matando com as minhas…

    • Karla Kly disse:

      Vc fala isso pq é oriental e já nasceu com facilidade para a coisa, pra vc não é mistério nenhum né? hahahaha

      Agora vou dar um descanso , vou ler alguma coisa bem devagar…
      sorte nas leituras!
      bjs!

  2. Michelle disse:

    Adorei a dica! Eu também admiro muito a matemática e o pensamento lógico, embora os números e eu nunca tenhamos sido bons amigos…rs. Você já leu “O andar do bêbado”? Não é exatamente sobre matemática, mas sobre a dificuldade das pessoas em lidarem com o aleatório. O autor é um físico. Estou com o livro aqui em casa há meses, mas ainda não consegui lê-lo =(
    bjo

    • Karla Kly disse:

      Michelle, vou procurar o livro…

      Eu adoro ler sobre lógica, teoria dos números e etc, mas assim como vc eu e eles nunca fomos amigos…rs

      bjs!

  3. Mione disse:

    Vish, não dá… Sou um fracasso completo com exatas (só não digo totalmente porque fizeram o favor de colocar biologia nesse nicho haha)
    Pra mim, sempre foras as letras e a História ❤
    Mas achei bem interessante… e o andar do bêbado to há eras querendo ler, só não ganhei de presente porque tinha "bêbado" na capa hahaha

    Beijo!

    • Karla Kly disse:

      Eu sinceramente acho a biologia a mais difícil das matérias, mas talvez seja pois eu me aprofundo na área. Qualquer coisa relacionado ao biológico é difícil, pergunte aos estudantes de química orgânica ou bioquímica…

      Eu adoro história,mas português pra mim sempre foi penoso. Principalmente a gramática, por isso que adorei as dicas que vc dará no seu blog 🙂

      bjs!

Deixe um comentário

