Desafio Literário ( Janeiro) A Mesa Voadora

Estou participando do Desafio Literário de 2012, e o tema de janeiro é literatura gastronômica, hum delícia ( por favor não cantem Michel Teló).

Eu resolvi ler A Mesa Voadora do adorável Luis Fernando Veríssimo. Acabei o livro em 1 hora e adorei.

E sobre o que é?

Luís Fernando Veríssimo mais uma vez com o seu bom humor fala de um tema interessante. Na obra A mesa Voadora o tema é a comida, assunto que move seres humanos de todos os tempos em suas mais variadas formas.

No conto Buffet , por exemplo  a disputa interna ( e externa) às mesas livres transforma o cidadão em um animal sem pudor. O segundo conto, União, gente, fala sobre a salsinha, que deve ser considerada um ingrediente supérfluo e discute possíveis metas do direito de escolher sua posição nos pratos, afinal, é quase impossível de raspar aquele negócio verdinho em cima da batata cozida.

E assim, Veríssimo descreve a culinária , passando pelos amores de mercado ( Com Champignon) e às decepções com pessoas e chefs ( O Come e não engorda).

A verdade é que o autor constrói um verdadeiro manual do mundo culinário, escrevendo sobre comportamento, psicologia, paladar , história e sopas. Sim, as sopas são importantes e merecem um conto inteiro, com direito à devaneios sobre a vida e à metáforas desse prato sazonal.

Outras crônicas como , De Ressaca, A maçã e Chineses são notáveis recheios do assado que contém na receita, O fortuna, Voracidade, Ovo, Costela, Água Mineral e A Decadência do Ocidente , como  ingredientes do prato literal.

Atráves de todo esse banquete de palavras, Luís Fernando Veríssimo explora o mundo de sabores, deixando os leitores satisfeitos,e no entanto, prontos para a próxima refeição.

Eu sempre gostei do autor, e mais uma vez, seu livro ficou entre os meus favoritos. Uma leitura leve, engraçada e informativa. O Caro autor Luís Fernando Veríssimo pode não cozinhar nada, mas suas idas à geladeira nos rendeu um banquete de palavras digno das grandes cortes francesas.

E Então ,vamos comer ler?

Anúncios

Sobre Karla Kly

Please visit us, to travel through the world of music! http://xworldmusic.wordpress.com/
Esse post foi publicado em Desafio Literário e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Desafio Literário ( Janeiro) A Mesa Voadora

  1. Michelle disse:

    Ler e comer… quer coisa melhor?
    Adoro a escrita do Veríssimo, o jeito como ele consegue falar sobre as coisas mais insignificantes (tipo…salsinha) e transformá-las em um assunto interessante. Este eu ainda não li, mas parece ser ótimo.
    Bjo

    • Karla Kly disse:

      É verdade Michelle, esse tema do desafio literário foi… gostoso. Eu ri muito das divagações do Veríssimo e de como ele conecta a vida e comida.
      Adorei! Leia quando tiver oportunidade!
      🙂

  2. Júlia disse:

    Ai, tô com inveja de vocês que fizeram melhores escolhas do que eu para o primeiro desafio! hehehe
    E Karla, seu quarto continua arrumadinho?

    • Karla Kly disse:

      Bom nem tem como errar sendo do Luís Fernando Veríssimo, né? No máximo vc não gosta de uma crônica ou outra.sim. o quarto está arrumado, ficou até mais claro, achei coisas que havia perdido há um ano. hahahahaha.

  3. Verissimo fazendo sucesso no DL2012!!! Belissima escolha!

  4. Bom para abrir o apetite por comida e literatura. Valeu a dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s